O jovem Willberforce (1759-1833), um dos lutadores pela abolição da escravatura, compreendeu que a sua missão de vida passaria a ser a luta pela supressão da escravatura e por uma reforma moral da corrupta sociedade do seu tempo.

William Wilberforce travou uma luta titânica, nomeadamente na Câmara dos Comuns.  Apresentou várias propostas de lei, bloqueadas vez após vez.  Wilberforce expressou assim o seu compromisso:  “a perversidade do comércio [de escravos] era tão gigantesca, tão medonha e tão irremediável que a minha mente estava completamente preparada para a abolição.  Fossem quais fossem as consequências.  Desde então determinei que nunca descansaria até que tivesse conseguido a sua abolição.”  (citado em “131 ChristiansEveryoneShouldKnow”).

O site do filme inclui várias sugestões para debates à volta desta temática e um guião para estudar os grandes ensinos bíblicos em que Wilberforce fundamentou a sua vida, bem evidentes no filme:  http://www.amazinggracemovie.com

Wilberforce foi uma daquelas pessoas para quem o Evangelho tem a haver com todos os domínios da vida, moldando os valores implícitos do pensar, do ser, do fazer. As consequências estão à vista. Nas palavras de Hans Burki "Quem realmente tiver paz com Deus também a terá com todas as coisas..."

Fonte: Excerto de artigo publicado por Fernando Ascenso  ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

no periódico Mulher Criativa.

 

RECURSOS

O site disponibiliza recursos diversos que podem ser usados para discutir o assunto da escravatura. Saiba mais em  http://www.amazinggracemovie.com/_pdf/ending_slavery.pdf