O projecto de Deus para a vida masculina

O que significa?

“O homem completo, em termos bíblicos, é o homem teleios, palavra grega que significa “pleno, finalizado, perfeito – nada mais é necessário”, é o que nos mostra nesta obra o autor, “a vontade de Deus para você, que seja completo”.

O autor

Larry Titus, autor cristão norte-americano, escreveu em 2010 um livro para homens intitulado “Teleios O Homem Completo”, editado em língua portuguesa em 2013 pela editora Mundo Cristão.

Na introdução o autor escreve: “A maioria dos homens nos Estados Unidos e no restante do mundo está numa situação horrível. Perderam o rumo. A auto-imagem que possuem está borrada e confusa. Estamos entrando agora na terceira geração de homens que cresceram em famílias disfuncionais e não têm ideia do que precisam fazer e ser na vida”.

Mais adiante, refere que os “homens que desejam sinceramente ver sua vida transformada começam nos erros do passado a trabalham a partir dali. Isso simplesmente não vai funcionar. É como dizer a uma criança toda a sua vida que ela é um fracasso e, então, esperar que tenha uma mentalidade de sucesso. Este livro fala sobre começar no final e dali para trás. Você já é completo em Cristo, acrescentando que “o objectivo do livro é agir como Cristo: começar com a realidade presente e trabalhar dali para trás. Em vez de inutilmente escavar seu passado, começarei com a obra consumada de Cristo e lhe mostrarei como progredir para a frente ao caminhar para trás até a vida de Cristo”.

Ainda de acordo com o autor, o livro “nasceu do clamor desesperado do seu coração para treinar e orientar inúmeros homens que ainda precisam que alguém invista na vida deles”.

Jack Hayford, na apresentação do livro escreve: “…Jesus passou mais tempo de seu ministério “discipulando homens” do que fazendo qualquer outra coisa. É disto que trata este livro: discipulado. Ele discorre sobre moldar, desenvolver, mentorear, ensinar e nutrir homens de maneira que eles se tornem bastante autênticos, ainda que não “muito religiosos”. Foi exactamente isso que Jesus fez ao lançar o fundamento para estabelecer sua igreja”.

Hayford termina com a seguinte frase: Teleios – O homem completo é para Deus e para os homens, porque, quando os maridos crescem, as esposas ganham; e conforme os homens crescem, as mulheres são libertas”.

O que vai encontrar

O livro está estruturado em torno de 12 capítulos, que cobrem áreas como: Sua identidade, Sua mente, Sua moralidade, Sua ferida paterna, Sua liderança, Seu casamento, Sua personalidade, entre vários outros.

Curioso é o capítulo sobre “Seus modos: Não há espaço para um cara rude e grosso”. A certa altura Larry diz: “Antigamente, o termo cavalheiro era usado para descrever um homem que tinha refinamento e estilo. Embora a palavra raramente seja usada hoje, ainda existe uma enorme necessidade de refinamento para o género masculino. A definição de “cavalheiro” é “refinado em seus modos; cortês e educado; livre de vulgaridade ou rudeza; de estilo elegante”. Depois refere uma lista de cortesias comuns (que no entender do autor se tornaram incomuns), tais como: quando as pessoas conversarem com você, não continue a assistir à televisão nem continue a ler. Dê atenção a eles; quando for convidado na casa de outra pessoa, não fique tempo demais; não monopolize a conversa. Aprenda quando parar de falar e permita que outros contribuam com a conversa, entre outros.

São cerca de 230 páginas recheadas de um conteúdo desafiador, uma leitura que por certo irá enriquecer cada leitor.

O livro encontra-se à venda na CAPU