INÍCIO

Em 2012, num encontro informal com o Daniel Lourenço, um dos co-fundadores do site, sem que alguma vez tivéssemos falado no assunto, fui (Abel) confrontado directamente com uma questão: “Já alguma vez pensaste em fazer algo semelhante à Mulher Criativa mas direccionada para os homens”? Por momentos ficamos ali a conversar sobre o assunto, concluindo que aquele momento fora providencial. Fruto dessa conversa, nasceu o site Homem Hoje Online.

Posteriormente haveria de juntar-se a nós o missionário Harry Osland, que de imediato se disponibilizou em dar o seu contributo naquilo em que achássemos que ele poderia ser uma mais-valia. De facto, a sua utilidade tem sido indiscutível, tornando-se um co-fundador deste projecto.

O site entrou em funcionamento em Março de 2013.

 

O QUE É?

O site Homem Hoje Online é uma plataforma digital criado a pensar no homem de hoje,  nos desafios que enfrenta e como alcançar vitória na sua vida pessoal. Visa contribuir de forma significativa para promover o desenvolvimento pessoal, a edificação e o encorajamento, desafiando a um compromisso sério com Deus. Aqui se procura privilegiar a partilha, os relacionamentos saudáveis, a construção de uma verdadeira entreajuda e de valores como a integridade, a coragem, padrões de verdadeira grandeza moral e espiritual num ambiente neutro.

Apresenta-se como uma alternativa, um modelo diferente na forma e nos conteúdos de outros já existentes, regra geral muito focados em aspectos que contemplam excessivamente o corpo, o seu bem-estar físico e material, o ter mais do que o ser, em flagrante contraste com as palavras do homem mais extraordinário que o mundo já conheceu, Jesus, que certa vez disse: “Nem só de pão viverá o homem…”.

 

PROPÓSITO

Trazer Cristo ao coração do homem, e por seu intermédio influenciar a sociedade

Acreditamos que quando um homem é alcançado pelo evangelho, dá-se início a um processo de transformação na sua vida com repercussões na vida daqueles que o  rodeiam. Então ganha forma o axioma “Tal como é o homem assim será a família, do mesmo modo que será a Igreja e por arrastamento a sociedade”, que só tem a beneficiar com homens transformados pelo poder de Deus.

 

PORQUE SOMOS NECESSÁRIOS

Homem Hoje Online existe fruto da necessidade de desafiar, equipar e encorajar os homens, suscitando neles o desejo de:

  1. Assumir o papel que lhes cabe na provisão, desenvolvimento e protecção da família, de acordo com o plano de Deus.
  2. Influenciar a comunidade em que estão inseridos pelo exemplo e pela dedicação.
  3. Causar impacto como pessoas de bem, íntegros e cumpridores das suas responsabilidades, perante a família e perante as autoridades instituídas.
  4. Ser fonte de inspiração de ideais/causas para as gerações futuras
  5. Aceitar que, à semelhança de Abraão, podem trazer impacto à vida de muitos homens hoje, sendo canais da bênção de Deus sobre eles. “Abençoar-te-ei e serás uma bênção”, era este o desígnio superior sobre a vida do Patriarca.

 

VALORES

Desenvolver relacionamentos saudáveis, com Deus e uns com os outros, partindo do princípio que “nenhum de nós vive para si…”, de acordo com as sábias palavras de Paulo (Romanos 14:7).

 

FACILITADORES

Homem Hoje Online pretende incidir a sua acção em três vertentes:

  1. Criando condições para o debate de ideias e assuntos da actualidade através de fóruns e tertúlias. Em paralelo disponibilizar meios de informação/consulta e linhas de apoio confidenciais que terão do outro lado pessoas com maturidade espiritual e experiência profissional em áreas como a saúde, família, finanças, entre outros.
  2. Providenciando recursos aos líderes e respectivas igrejas de modo a implementarem nas suas comunidades cristãs ministérios que contribuam para o desenvolvimento pessoal do homem, capacitando-o para o desempenho do seu papel na igreja, na família e na sociedade, assim como no processo de trazer outros para Cristo. Isto será feito recorrendo a ajuda de materiais e programas de treinamento, à semelhança do que acontece noutros lugares.
  3. Programando actividades indoor e ao ar livre, eventos a nível local, regional e nacional, eventualmente recorrendo a vídeo-conferências internacionais em parceria com as comunidades cristãs locais. Será disponibilizada uma agenda com motivos de interesse  para os homens, de modo a promover a aquisição de conhecimentos, socialização e o estreitar de relacionamentos.